Programa Alimenta Brasil

Apartir de estudos realizados, o IPEAS-Brasil desenvolveu um programa de captação de alimentos considerados inservíveis para a comercialização, mas ainda em condições de consumo humano, visando entregar esses alimentos a quem tem fome.

O PROGRAMA ALIMENTA BRASIL teve início a partir da autorização do Grupo Pão de Açúcar-GPA para recolhimento de hortifrutigranjeiros nas suas lojas e distribuição desses pelo IPEAS-Brasil. Em 26/05/2014 começaram a ser recolhidos os alimentos no Supermercado EXTRA 716 norte, em Brasília e redistribuídos para entidades que atendem ou abrigam crianças, idosos, gestantes e deficientes carentes, nas localidades de Taguatinga Norte, Ceilândia Sul e Norte, Estrutural e Assentamento 26 de Setembro.

A partir das conclusões obtidas na implantação desse projeto piloto, serão multiplicadas as unidades de coleta e redistribuição de produtos doados pelo GPA e ainda, por outras empresas alimentícias que quiserem fazer convênio com o IPEAS-Brasil.

Benefícios

           São esperados os seguintes benefícios do PROGRAMA ALIMENTA BRASIL:

      -   Redução do desperdício de alimentos;

      -   Melhoria na qualidade da alimentação de pessoas atendidas nas entidades conveniadas;

      -   Melhoria da saúde dos que consomem esses alimentos, pois estão ingerindo mais vitaminas, fibras, sais minerais como zinco, ferro, potássio;

      -   Redução da incidência de doenças infeciosas nos beneficiados, que a partir de uma alimentação mais saudável apresentam o sistema imunológico mais resistente;

      -   Geração de empregos

      -   Redução do lixo e a não poluição do meio ambiente;

      -   Geração de renda com a produção de compostagem dos alimentos  que efetivamente não servem para o consumo humano;

      -   Atendimento das orientações emanadas pela comunidade mundial, referente à necessidade de fomentos ao Terceiro Setor, conforme ISO 26.000;

      -   Percepção do parceiro como empresa socialmente responsável.

Situação Atual

Iniciamos, em 26.05.2014, a distribuição de hortifrutigranjeiros à 12 entidades e comunidades carentes na região de Taguatinga Norte e Ceilândia. 

 Durante o mês de junho, ampliamos o atendimento:

  • em regiões atendidas, além de Taguatinga Norte e  Ceilândia, estamos  atendendo também o Assentamento 26 de Setembro, Estrutural, Rodoviária do Plano Piloto e algumas entidades de Águas Lindas do Goiás, Recanto das Emas  e Samambaia Norte.    

 

Muitas entidades recebem alimentos para mais de uma refeição por dia. No mês de junho, conseguimos entregar aproximadamente 15.000 kg de alimentos, pois em alguns dias recebemos mais de 500 kg/dia. Isso correspondeu a 100.000 refeições de hortifrutigranjeiros no mês e a média diária de 1,6 refeições por beneficiários.

Meta

Atualmente estamos distribuindo em média 2650 refeições por dia. Nosso objetivo é ampliar a abrangência do programa e multiplicar as refeições entregues, para até o final de 2014 conseguir distribuir 12.500/dia. 

Para atingirmos esse objetivo, necessitamos abrir novas frentes de trabalho, instalando pelo menos mais 3 (três) CPA’s, adquirir mais 2 (dois) furgões, contratar mais 15 auxiliares e ampliar a parceria com supermercados e indústrias alimentícias, de forma que possam ser coletados, no mínimo, 2.000 kg/dia de alimentos e mobilizar recursos financeiros com entidades fomentadoras do desenvolvimento Terceiro Setor

Tags: 

 

glqxz9283 sfy39587stf02 mnesdcuix8
sfy39587stf03
sfy39587stp14